Reunião Online ou Presencial: qual é mais efetiva para o profissional?

O avanço nas tecnologias trouxe grandes transformações para o mundo dos negócios. E uma das mais relevantes foi na forma como fazemos reunião. E aí, surge a dúvida: o que é mais efetivo para o profissional, a reunião física ou online? Descubra neste artigo!

As reuniões são momentos decisivos no mundo dos negócios. É nelas que se apresentam produtos e soluções, que se fecham contratos e parcerias, que se formam novas conexões profissionais etc.

E no caso dos profissionais liberais ou autônomos, elas são ainda mais importantes. Cada segundo do tempo é valioso para quem trabalha por conta própria. Por isso, todos os encontros com potenciais parceiros, fornecedores e clientes devem extrair o maior proveito possível, e gerar os melhores resultados.

Mas nos dias de hoje, as reuniões assumiram formatos totalmente diferentes. As tradicionais conversas cara a cara são muitas vezes substituídas por encontros virtuais. E daí, surge uma nova questão para especialistas de todas as áreas: o que é melhor para o profissional: a reunião online ou presencial?

Descubra neste artigo!

Foco

Embora muita gente ache que as reuniões virtuais superam as reuniões físicas, há alguns aspectos que precisam ser considerados antes de optar por uma ou por outra. E um deles é o foco.

Durante um encontro de negócios, você e seus participantes devem ter concentração total nos assuntos tratados. Desta forma, você aumenta as chances de concretizar uma venda ou formar uma parceria, pois é possível se comunicar com eficiência.

Já no ambiente virtual há um perigoso espaço para a multitarefa. Quem já participou de uma sabe: frequentemente os integrantes estão digitando, lendo mensagens ou realizando outras tarefas durante o encontro. Isso tira o foco do objetivo, tornando a reunião menos produtiva e rentável.

Nas reuniões presenciais, as pessoas estão mais investidas e concentradas na comunicação, que se torna mais clara e eficiente. Ponto para a reunião presencial!

Localidade

Um ponto positivo da reunião online é que são eliminadas as barreiras geográficas, junto com eventuais custos de viagem e deslocamento. É possível fazer contato com pessoas de todo o mundo, a apenas um clique de distância.

Além disso, não é preciso ter um escritório ou recorrer ao espaço do cliente para este tipo de encontro. Aqui, a reunião virtual sai na frente.

Estabilidade

Apesar de a reunião online possibilitar o encontro de pessoas em localidades remotas, ela depende de diversos fatores técnicos para acontecer. Energia elétrica, conexão à Internet e habilidade com tecnologia de todos os participantes são essenciais para o sucesso do encontro.

A falha de um destes recursos de apenas um dos lados da comunicação pode ser decisiva no fechamento de um negócio! Por isso, as reuniões presenciais são mais confiáveis, e marcam mais um ponto.

Comunicação não verbal

Quem tem experiência no ambiente de negócios sabe: a comunicação não verbal é uma das mais poderosas ferramentas de negociação.

Saber ler a expressão facial e corporal de quem está do outro lado te ajuda a ajustar o tom e fazer uma apresentação bem-sucedida. Mas infelizmente, as reuniões online prejudicam este aspecto.

A qualidade da imagem, o delay na transmissão do audiovisual e a impossibilidade de ver todo o corpo da pessoa do outro lado da tela dificultam esta leitura. Com isso, você perde uma parte importante da comunicação interpessoal e do seu poder de negociação.

Assim, com mais um ponto, a reunião presencial ganha esta disputa por 3×1.

E se você não tem um espaço para receber seus clientes, não tem problema! Traga suas reuniões do virtual para o presencial em um ambiente de coworking totalmente equipado, no coração de Brasília!

1 comment
  1. Carlos Daniel
    Carlos Daniel
    24 de fevereiro de 2022 at 14:49

    excelente postagem!

    Reply
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *