O que é Networking?

Networking é uma ferramenta poderosa no mundo dos negócios que pode te tornar uma referência na sua área de atuação, porém, depende de construção. Venha conferir tudo sobre o tema!

Segundo um estudo inédito realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) que entrevistou 650 executivos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que 80% dos empresários veem o networking como fundamental para os negócios.

É evidente que manter boas relações com as pessoas é fundamental, uma vez que passamos grande parte do dia com colegas de trabalho ou colegas de ensino.

Esse termo ainda gera muita confusão e dúvida, por isso criamos um conteúdo exclusivo para explicar tudo sobre o que é networking. Confira!

O que é Networking?

Esse termo em inglês é a junção de duas palavras, Net e Work, que podem ser traduzidas como uma “rede de trabalho”, ou a união de pessoas e empresas em torno de um objetivo de mercado. Seguindo essa linha, networking é o conjunto de ações que os indivíduos realizam para formar e fortalecer essa rede.

Quando uma pessoa está desempregada, por exemplo, o seu networking pode ter muito mais impacto na recolocação profissional do que o próprio currículo, uma vez que existe uma rede de confiança em torno dela.

Esse exemplo serve para ilustrar o poder do networking, que, no final das contas, se trata de conquistar uma rede de apoio para as adversidades, mas também, uma rede de celebração para as conquistas e o crescimento conjunto.

Por que o Networking é essencial?

O livro A Arte da Guerra de Sun Tzu é um clássico em diversas áreas do conhecimento, inclusive para o empreendedorismo, uma vez que ele fala sobre coordenar equipes de maneira estratégica.

Um dos ensinamentos, e que está se popularizando cada vez mais, é que o mais importante para vencer uma batalha, no nosso caso, no mercado, é escolher bem quem faz parte da equipe, menos do que o que a pessoa faz.

Lembre-se que habilidades técnicas todo mundo pode aprender, mas características pessoais dificilmente mudam. O networking é sobre ter pessoas de confiança que possam ajudá-lo a resolver problemas, de preferência com um know-how, mas é uma via de mão dupla. Para que seja uma rede poderosa, é preciso ter uma relação ganha-ganha.

Se você é bem visto pelos altos executivos do seu setor, por exemplo, as chances de chegar a um cargo de liderança são exponenciais. Porém, é preciso que seja um relacionamento genuíno, pois o interesse egoísta é fácil de ser percebido.

Como construir networking?

Muitas pessoas acham que networking depende de sorte, mas na verdade, é estratégia. Você precisa saber exatamente quais são os seus objetivos, uma vez que pessoas decididas e seguras de si, naturalmente atraem outras.

Esse hábito não se trata de chamar diariamente o outro para conversar amenidades, mas ser assertivo e demonstrar qual é o valor que você pode entregar a cada contato. Isso significa, enviar conteúdos importantes, dar sugestões de impacto, ou até mesmo se revelar um profissional de alta performance que pode ser útil para a outra parte no futuro.

Além do mais, a rotina está cada vez mais agitada, então as pessoas não têm tempo para se sentar por horas e construir uma relação. Elas precisam de atitude e velocidade, portanto, o mais importante é ser assertivo e provar o seu valor.

Com isso, compreenda que networking é sobre dar, e não sobre receber. Se você entrega com autoridade, propósito e de forma genuína, poderá receber contatos de imenso poder.

Gostou desse conteúdo? Nós publicamos materiais exclusivos que podem ajudá-lo a atingir a alta performance no mercado de trabalho. Acesse o nosso blog para conferir!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *